terça-feira, 20 de outubro de 2009

3º poema da triologia dedicada ao Povo Guarani

Terra-sem-Males


Almejo em sonhos minha morada final
Vou para leste, para além do mar
E caminho, na senda da liberdade.
Habitante da mata, espírito esvoaçante,
Sou minoria na maior parte do mundo.
E busco caça e pesca abundante
Na virgem floresta com copas de paz
Onde ecoe o som do meu canto solene
Onde cessem as rugas de meu pai
E sarem as feridas do meu irmão
Onde meu filho não sofra maleitas
E meu povo não padeça, em vão.
Canto e danço e sigo caminhando
Com os olhos morenos postos no céu
Guardião dos seres humanos sou
E sigo buscando a morada final.
Sou face trágica da diáspora ameríndia
Sul-americana e guarani castelhana.
Vagueio em busca de solo sagrado,
Expulso que fui do paraíso terreno,
Sedento na miragem da lenda passada
Do achamento da Terra Prometida.
Busco incessante a Terra-sem-Males
E só encontro os Males sem Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário