domingo, 17 de janeiro de 2010

O piolho zarolho de Lurdes Breda





Através da editora Temas Originais, a escritora Lurdes Breda vai apresentar, no próximo mês de Fevereiro, em Coimbra, o seu novo livro. Trata-se de um projecto especial no âmbito da educação especial e da inclusão, uma ferramenta importante no dia-a-dia de muitas crianças e terapeutas. Chama-se "O Piolho Zarolho e o Arco-Íris da Amizade" e tem a participação, nas ilustrações, de Carla Figueiredo e a colaboração da APPACDM - Unidade Funcional de Montemor-o-Velho.
A revista LIVROS & LEITURAS antecipa-se à apresentação deste projecto, e anuncia aos seus leitores o que nos traz esta obra. Este projecto é composto por uma curta história, constituída por vinte quadras de carácter lúdico-pedagógico. Cada quadra será acompanhada pela respectiva ilustração, condizente com o conteúdo da informação a veicular. Serão, pois, concebidas vinte ilustrações, tão importantes quanto a parte escrita, desejando-se, por isso mesmo, sensíveis e apelativas, em complementaridade às palavras.


Deste modo, poder-se-á aliar a parte visual à literatura e vice-versa, sendo que o objectivo final será sempre o estímulo para o conhecimento e aprendizagem do texto. Em alternativa ao texto convencional apresentam-se, igualmente, as quadras em Escrita Aumentativa (Escrita com Símbolos), o que vai permitir outras formas de comunicar, sobretudo, para quem tem dificuldades de comunicação verbal ou escrita.
Associando-se as imagens, o texto e os sons, este método pode ser utilizado para processos de reabilitação ou em contextos educativos, nomeadamente para crianças com necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem. A conversão do texto, pelo processo de Escrita com símbolos, através do devido programa informático (software), será feita por jovens deficientes mentais, utentes da APPACDM de Coimbra – Unidade Funcional de Montemor-o-Velho, sob a supervisão pedagógica da Professora Lina Carregã. Em complementaridade, serão adicionados, no final do livro, alguns exercícios simples, em Escrita Aumentativa, de forma a estimular a utilização e compreensão, não só deste sistema, mas também da mensagem contida na história.
“O Piolho Zarolho e o Arco-Íris da Amizade” tem como alvo preferencial o Ensino Pré-Escolar — uma vez que os conteúdos científicos explorados e a linguagem utilizada se relacionam com as devidas orientações programáticas —, embora possa ser alargado aos primeiros anos do Ensino Básico do 1º Ciclo e a pessoas com necessidades educativas especiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário