quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Macondo de Fausto Giaccone

Caros leitores e amigos,
na passada 2ª feira estive na Mercearia de Arte (Galeria em Coimbra) para assistir à


Apresentação “Macondo – The World of Gabriel Garcia Márquez” por Fausto Giaccone.

Foi uma sessão muito interessante na qual o fotógrafo exibiu as fotografias tiradas entre 2006 e 2010 na Colômbia do "Gabito" e contou as histórias por detrás das mesmas. Foi uma pena ter tido um público tão reduzido numa Coimbra cujos círculos "intelectuais" se circunscrevem, cada um, ao seu feudo e não se misturam. Cidade velha, de mentalidades velhas....





O mundo literário de Marquez magicamente revelado pelo artista italiano Fausto Giaccone. Como Gerald Martin, o mais importante biógrafo de Márquez escreveu: "Passei quase vinte anos de minha vida pesquisando uma biografia da vida e obra de Gabriel García Márquez, um dos maiores escritores do mundo, não só em bibliotecas e arquivos, mas ao longo de estradas, rios e costas da Colômbia, tomando notas em todos os lugares que visitei. Enquanto isso, de forma totalmente independente, um outro europeu, Fausto Giaccone, criou um testemunho visual e equivalente dessas experiências, viajando também ao longo das estradas, rios e costas da Colômbia, tirando fotos em todos esses lugares que visitou. E aqui estão elas, neste maravilhoso livro. E aqui estou eu introduzi-los ao mundo”.



Fausto Giaccone nasceu na Toscana, em San Vincenzo, em 1943. Cresceu em Palermo, onde iniciou seus estudos de arquitetura que vai acabaria em Roma, para onde se mudou em 1965. O ano de 1968 com o início da revolta estudantil, marca a sua decisão de dedicar-se inteiramente à fotografia. Desde então, vive como um fotógrafo freelance dedicado principalmente à reportagem social. As suas primeiras colaborações são com periódicos, como o L'Astrolabe, Vie Nuove, Noi Donne. Na segunda parte da década de 70, trabalha em vários documentários para a televisão, em África e também na América Latina. Nos últimos anos tem trabalhado sobretudo com revistas de viagens, propondo temas por si escolhidos. Giaccone é representado pela agência Anzenberger de Viena, desde 1995. Em 1987 publicou o livro " Uma História Portuguesa", sobre o período quente da "Revolução dos Cravos ".

Sem comentários:

Enviar um comentário