segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Prémio Literário Cidade de Almada

Caros amigos e leitores,

“Ensaio sobre o comprimento do silêncio” vence Prémio Literário Cidade de Almada 2013 


 O vencedor do Prémio Literário Cidade de Almada foi revelado numa cerimónia realizada no Fórum Municipal Romeu Correia, no dia 22 de Setembro às 21h30. A entrada foi livre.
Daniel da Silva Gonçalves recebeu esta quinta-feira, 19 de setembro, o Prémio Literário Cidade de Almada, no Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes-Graça. Em 2013 foram apresentados a concurso 136 originais, tendo o júri destacado por unanimidade a obra de poesia “Ensaio sobre o comprimento do silêncio”.
O júri foi composto por um representante da Associação Portuguesa de Escritores, um representante da Associação Portuguesa de Críticos Literários e um representante da Câmara Municipal de Almada.
A cerimónia de entrega do galardão contou com o espetáculo “Cartas da Guerra – d’este viver aqui neste papel descripto”, baseado nas cartas que António Lobo Antunes escreveu à mulher enquanto esteve destacado na guerra colonial, em Angola. A conceção e interpretação couberam ao ator Alberto Quaresma.

O vencedor, de nacionalidade Suíça, recebeu um prémio pecuniário no valor de 5 mil euros. Daniel da Silva Gonçalves reside nos Açores, é professor do ensino básico e secundário e já publicou oito livros. Recebeu o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores/ Instituto Portuguêsdo Livro e das Bibliotecas, em 1997, o Prémio de Poesia Cesário Verde, em 2003, e o Prémio Nacionalde Poesia Manuel Alegre, em 2010, entre outras distinções.
Prémio Literário Cidade de Almada
Considerado uma referência nacional na área da literatura, este galardão foi instituído pela Câmara Municipal de Almada em 1989 com o objetivo de incentivar a criatividade literária e distinguir uma obra literária inédita de um autor português, nas modalidades de romance (ano par) e poesia (ano ímpar).
A autarquia promove anualmente este prémio, desde 1988, destinando-se a premiar uma obra inédita, de autor português, em língua portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário