caros amigos e leitores,
aqui vai o texto publicado no site da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Festa da Lusofonia passou por Montemor-o-Velho

Na sessão de abertura do encontro, organizado por Analisa Costa Reis, em representação da Associação de Especialistas para a Cooperação e Desenvolvimento (AECODE), em colaboração com a escritora montemorense Lurdes Breda, a vereadora Alexandra
Ferreira congratulou-se pela “iniciativa ter procurado outros territórios e ter-se descentralizado, trazendo mais cultura e arte ao concelho, reforçando a oferta que o município tem empreendido”.

Com palavras de agradecimento e estímulo, a vereadora destacou ainda “o trabalho desenvolvido pela Lurdes Breda na promoção do livro e da leitura” e desejou que “possamos continuar a ser brindados com as suas criações”.
No final de um fim-de-semana “repleto de emoções fortes” e antes do encerramento das atividades na
Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), Lurdes Breda agradeceu o apoio “de todos quantos contribuíram para a realização deste encontro, nomeadamente às entidades locais” e destacou que “os objetivo de dar a conhecer autores menos conhecidos, promover o intercâmbio cultural e reforçar dos laços com as diversas culturas de Língua Portuguesa foram amplamente cumpridos”.

Para a escritora montemorense, “este foi também uma oportunidade para podermos mostrar a História do concelho, a arquitetura, a gastronomia e os patrimónios materiais e imateriais que nos cercam”.

Houve apresentação de escritores, dizer de poesia e um dos momentos altos passou pela apresentação dos livros "Fenestra" de Márcia Souto, e "Me_xendo no baú. Vasculhando o U", de Filinto Elísio e Silva, escritores
convidados de Cabo Verde. Nuno Camarneiro e John Bellaforam outros dos escritores convidados. Este encontro contou também com a presença do consagrado ator Ruy de Carvalho, agora no papel de escritor.

Destacaram-se as participações musicais do maestro Sílvio Rajado, do músico João Conde, do grupo Sax & Companhia e da companhia de dança Afriklave. Participaram ainda o artista plástico João Paramés e de Jorge Valente, do Centro de Artes do Papel, Teatro dos Castelos.


Sem comentários:
Enviar um comentário