terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um sábado repleto de cultura

Caros amigos e leitores,

há ocasiões na nossa vida em que parece que tudo acontece ao mesmo tempo.
Assim foi este sábado, dia 10 de novembro.

Estive na quinta sessão da Comunidade de Leitores “Paixões Literárias partilhadas” com leituras e reflexões sobre o livro “Vozes Anoitecidas” de Mia Couto, pelas 11.00 horas na Biblioteca Municipal de Aveiro. Teve entrada livre.


Organizada pelo Grupo Poético de Aveiro e Câmara Municipal de Aveiro, a atividade foi moderada por Maria Alice Sarabando. Neste encontro de partilha e reflexões, o livro que serviu de ponto de partida foi “Vozes Anoitecidas” da autoria de Mia Couto. A sessão foi aberta a todos os interessados pela temática da literatura que pretendam trocar impressões sobre a referida obra literária.

O Autor – Mia Couto
Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista. É professor, biólogo, escritor. Os seus livros valeram-lhe prémios e distinções prestigiantes, por exemplo, “Terra Sonâmbula” foi considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX e, em 1999, o Prémio Vergílio Ferreira pelo conjunto da sua obra que, entre breve incursão pela poesia (Raiz de Orvalho), crónicas e pequenos contos, e romance, conta com dezenas de títulos.

A obra – “Vozes Anoitecidas”
“Vozes Anoitecidas”, publicado em 1987 em edição da Associação de Escritores Moçambicanos, é uma colectânea de pequenas histórias em que a vida pulsa pelas veias de personagens improváveis, inacreditáveis, fantasmas… contudo palpáveis, de tão reais.

Histórias que são contadas numa língua surpreendente, o nosso Português, em plena tarefa de autocriação: usando as regras básicas que a língua tem para criar palavras novas e usando das “velhas” em contextos inesperados.

 
Na parte da  tarde,  pelas 15.30 horas, no Museu de Aveiro teve lugar a divulgação dos vencedores e entrega dos prémios do Concurso “Aveiro Jovem Criador 2012”, do qual fiz parte do júri do prémio de literatura.




Seguidamente à entrega dos prémios e depois de conhecidos os vencedores, foi inaugurada a exposição dos trabalhos a concurso, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de Aveiro. A mostra estará patente até ao dia 9 de dezembro e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10.00 às 17.00 horas e tem entrada livre.
  
Com os principais objectivos de promover a participação de todos os jovens artistas nas áreas que foram a concurso e o reconhecimento pelo público de novos talentos, o evento organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, recebeu 116 candidaturas oriundas de todo o país. Os vencedores de cada área receberão, cada um, o prémio no valor de 1.000,00 euros.
Na mostra apenas estarão expostos os trabalhos que os jurados de todas as áreas a concurso selecionaram, pelo que serão exibidas 25 pinturas, quatro contos, 15 trabalhos de fotografia e 41 em Arte Digital.
Instituído pelo 13.º ano consecutivo, o “Aveiro Jovem Criador” abrangeu as áreas de Arte Digital, Escrita (conto), Fotografia e Pintura, e destinou-se a jovens artistas com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade.
Em seguida, estive presente no núcleo da AJA Região de Aveiro que promoveu uma sessão de debate/tertúlia – INTERVIR, JÁ! – em torno do documentário de Miguel Marques – Pots, pans and others solutions, com a participação de Paulo Esperança. Foi uma sessão muito participada e só terminou quando tiveram mesmo que fechar a sala...
 

 O dia terminou com um animado jantar com alguns elementos do Grupo Poético de Aveiro e do Aveiroarte, entre outros amigos, no Restaurante Caféína. Houve ainda quem fosse comemorar a noite de São Martinho para o Hotel Moliceiro, com uma bela castanhada. haja energia!!!!!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário