domingo, 11 de novembro de 2012

outubro - um mês pleno de atividades

No dia vinte e seis de outubro estive presente na cerimónia de apresentação da obra vencedora do XXI  Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres. A obra vencedora foi "Viagem através do nosso distanciamento" do poeta Joaquim Manuel Pinto Serra. Neste concurso fui destacada com uma das duas menções honrosas atribuídas.

 
A Junta de Freguesia de Fânzeres, na pessoa da sua Presidente Fernanda Vieira e do representante pelo pelouro da Cultura foram amabilíssimos e uns anfitriões notáveis, pelo que aqui fica expresso o meu mais sincero agradecimento.
O meu muito obrigada também ao júri que selecionou o meu livro de poesia "Paixão em cino atos".
Agradecimentos extensivos à proprietária da fabulosa Casa de Montezelo, Drª Margarida Pamplona, pelo seu charme discreto, bom gosto impecável e cuidado posto na nossa receção.

Por último um agradecimento ao Trio Klo, trio de cordas, que tão bem abrilhantou a noite com música clássica e ligeira, tocada em dois violinos e um vionloncelo.
 
Uma palavra de louvor à organização e à poplulação de Fãnzeres e Gondomar que encheu por completo o Salaão Nobre da Casa de Montezelo e que respondeu com civismo e entusiasmo a uma noite de poesia e música, algo raro nos dias que correm.
 
 
 
No dia vinte e cinco de outubro estive em Aveiro, na reunião de júri para atribuição do prémio na área da literatura do concurso Prémio Jovem Criador 2012. Comigo no júri estiveram Idáli Sá-Chaves, Rosa Maria Oliveira e Maria Alice Sarabando, todas personalidades ligadas ao ensino e à literatura.
Foi atribuído o primeiro prémio a Carolina Pereira Rodrigues com o conto Andorinhas. História cénica de uma memória. Arquivo íntimo. Música (muito) dentro e ainda três menções honrosas: Pedro Paulo Viveiros Câmara com o conto Madrugadas, Marlene Ferraz com o conto A Rapariga do Coração Salgado e Lisandro Mendes Castro com o conto No meu Jardim do Medo. Estes quatro autores e textos foram escolhidos  por maioria de entre um universo de 29 trabalhos a concurso. Não foi uma tarefa fácil e exigiu muitas horas de leitura e algumas de discussão. No entanto, foi bom verificar que ainda existem jovens qu se atrevem a mostar os seus trabalhos e a insistir em manter viva a língua e a literatura portuguesa.
 


Nos dias 20 e 21 de outubro estive presente no encontro Escritos & Escritores, em Avis, a convite da ACA Aviz da qual sou sócia.
O Programa iniciou-se no dia 19 de outubro, sexta feira com a deslocação às escolas dos escritores convidados Joâo Ricardo Pedro e Joana Bértholo e ainda com a tertúlia musical, com a presença de Dinis Cortes. Não pude estar presente nste dia pois testive a trabalhar no meu local de trabalho da profissão primeira, a de professora.
Desloquei-me de Coimbra no dia 20, acompanhada pela escritora Anabela França Pais, da qual fui apresentar o seu romance Não há Inverno sem Lágrimas. É um romance que tem por tema central a infeção por HIV e se situa na cidade de Coimbra. O leitor acompanha a personagem principal no seu percurso pessoal em luta contra o preconceito e a discriminação e em busca da sua estabilidade emocional e afetiva.

Também fui fazer uma nova sessão de apresentação do meu livro de crónicas - Crónicas da vida e da arte. Foi a quinta sessão de apresentação, depois de Coimbra, Condeixa, Aveiro e Oliveira de Azéméis. A apresentar o livro tive o Vice-presidente da Aca, Fernandino Lopes
 

Deste encontro trouxe quatro livros novos para a minha biblioteca: Cesto Vazio de Glória Marreiros (poesia), A Esmeralda do Rei de Paulo Pimentel (romance histórico), O teu Rosto será o Último de João Ricardo Pedro (romance vencedor do Pémio Leya deste ano) e O Mundo dos Vivos de Pedro Mexia (Crónicas). Foi muti bom conhecer escritores novos como o Paulo Pimentel (que escreve divinalmente!) e o João Ricardo Pedro, ao vivo e a cores.
Gostei muito de rever a escritora Glória Marreiros, que já considero uma amiga e que tão gentilmente quis oferecer o seu livro, e de com ela, o marido , a Anabela e o escritor Tito Olívio, poder admirar as estrelas numa noite fantástica na beleza quase indescritível do Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão. Há momentos de felicidade e de plenitude que não necessitam de palavras. Nem sequer as poéticas.
Para rematar, uma menção ao Coral Polifónico de Alter que abrilhantou a noite do dia 20 com a sua música e alegria.
Ao escritor Tito Olívio, um agradecimento público pela oferta , à posteriori e pelo correio do seu livro de poesia, Folhas Novas. Foi um gesto simpático e desprendido: muito obrigada.
Não posso terminar este relato sem agradecer à organização da Aca a hospitalidade imaculada e a simpatia com que sempre me recebe, especialmente nas pessoas do seu presidente, Fernando Máximo e do responsável pela organização deste encontro, Fernandino Lopes. O vosso trabalho é meritório e deveria fazer inveja a muitos organizadores de eventos culturais das chamadas grandes cidades.
 
 
 


No dia treze de outubro moderei a quarta sessão de "Paixões Literárias Partilhadas" da Comunidade de Leitores na Biblioteca Municipal de Aveiro.

 
 
Esta sessão foi sobre o autor colombiano Gabriel García Márquez (um dos meus favoritos) e sobre o seu livro autobiográfico " Viver para contá-la". Falou-se de realismo mágico, de como a vida e a obra se interligam, da imagem que o autor tem/faz de si próprio e da interligação entre o jornalismo e a literatura. Falou-se de paixões e de tudo aquilo que nos faz apaixonar por um autor. Foram duas horas de conversa intensa e partilhada. Deixo aqui o meu agradecimento a todos quantos estiveram presentes e quiseram compartilhar paixões literárias.

2 comentários:

  1. Cara Ana,
    Obrigado pela sua notícia sobre o Escritos & Escritores - Avis 2012 - 4ª edição, bem como a referência à sua organização.
    Não devemos esquecer, no entanto, que os e as protagonistas deste evento são os autores e as autoras presentes.
    Esperamos, por isso, a continuar com o vosso apoio e presença.
    Parabéns pela sua criatividade e entrega a esta causa!
    FGL

    ResponderEliminar
  2. Quem ama as palavras, ama também as pessoas que com elas privam diariamente, muitas vezes com a incompreensão dos demias. Um beijo grande.

    ResponderEliminar