quinta-feira, 8 de março de 2012

Alfabeto no feminino faz hoje 7 anos

Alfabeto no feminino é um livro que conta histórias de mulheres para um público de diferente constituição genética. Apresenta-se como uma obra despretensiosa e desassombrada que nos transporta a várias realidades e a diferentes estratos sociais e tipos de mulheres. De fácil leitura, cada história ocupa pouco espaço, na esteira das Kurzgeschichten alemãs do pós-Segunda Guerra Mundial. Desde a Ana até à Zulmira, percorremos um alfabeto, no feminino, de estórias que todos os dias nos rodeiam mas que, tantas vezes, nos passam ao lado.
..................................................
APRESENTAÇÃO DA OBRA: O livro chama-se Alfabeto no feminino.É composto por vinte e seis estórias. Todas elas protagonizadas por mulheres.De raças e nacionalidades várias.De idades e condição sóciocultural diversas.Solteiras, casadas e divorciadas.Amadas, desamadas e amantes.Filhas e mães.Filhas da mãe e filhas de boas famílias.Esposas e viúvas.De bem e de mal com a vida.Luz e trevas.Sonho e abismo.Realizadas. Angustiadas.Determinadas. Por determinar.Mas, para todo o sempre, tocadas pela graça divina do pecado original dos homens. Ámen.
Lina Alves madeira – Investigadora em História e escritora
..................................................................


AUTORA: Ana Paula Mabrouk nasceu em 1968, na aldeia de Ribeira de Frades, às portas de Coimbra. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Ingleses e Alemães) e possui a pós-graduação no Curso de Especialização em Tradução, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Desenvolve a actividade de professora há 22 anos e está colocada na Escola Secundária com 3.º Ciclo Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova. Paralelamente, faz traduções, tendo traduzido o livro “Coimbra: seus encantos turísticos” (Coimbra: its tourist marvels), da autoria de Rafael Marques e publicado pela Cruz Vermelha Portuguesa. É autora de 3 livros individuais, tendo participado em 8 colectâneas e ganho alguns prémios em concursos em Portugal e no Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário