sábado, 10 de abril de 2010

Conheçam Olinda Beja

Olinda Beja
Olinda Beja nasceu na cidade de Guadalupe em S. Tomé e Príncipe em 1946, mas reside desde a idade dos 2 anos em Portugal, onde estudou e obteve o Diploma Superior dos Altos Estudos Franceses da Alliance Française e, mais tarde, a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade do Porto.

Dedicou-se à escrita desde muito jovem, publicando as seguintes obras:

Bô Tendê? (poemas); Leve, Leve (poemas); 15 Dias de Regresso (romance); No País do Tchilóli, 1996 (poemas); A Pedra de Vila Nova (romance); Pingos de Chuva (conto); Quebra-Mar (poemas); Pé-de-perfume, 2005 (contos).

Tem trabalhos publicados na Alemanha, sobre a língua materna de S. Tomé, bem como poemas dispersos em revistas nacionais e estrangeiras, em livros didácticos dos Ministérios Português e Francês da Educação, nas Antologias Matrilíngua, Poesia para Timor Loro Sae e no livro de fotografia Paga Dêvê.

Olinda Beja é professora do Ensino Básico e apresenta frequentemente a sua obra em estabelecimentos de ensino em Portugal e no estrangeiro, incentivando quem a escuta a descobrir a Literatura e a Cultura de S. Tomé e Príncipe. Ela diz que "tem uma paixão pela sua terra" e que é tanto mais intensa na medida em que a conheceu tarde. De facto, só aos 37 anos Olinda Beja voltou a STP para descobrir maravilhada uma cultura que lhe pertencia, que sempre esteve aí para ela descobrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário