quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Por amor às palavras de Maria Mamede

Decorreu no Hotel Moliceiro, em Aveiro, no dia 24 de novembro, uma sessão de divulgação da obra Por amor às palavras de Maria Mamede.
A sessão contou com a presença do editor da Edium Editores, A.S. Castelo Branco, o Professor António M. Oliveira, prefaciador e apresentador da obra, o acompanhamento musical de Adelino C. Sobral (magnífica voz e seleção de músicas) e  com a declamação de poemas por seis elementos do Grupo Poético de Aveiro de Aveiro: Rita Capucho, Orlando Figueiredo, Ana Paula Mabrouk, José Ferreira, Virgília Almeida   e Sérgio Azeredo. Ficam aqui algumas fotos.






Deixo um dos meus poemas favoritos deste livro.

O cais está apinhado de veleiros
e as andorinhas
trouxeram palavras
no bico...
no meu regaço caiu
a palavra saudade
enquanto vertia
a última lágrima da noite!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um sábado repleto de cultura

Caros amigos e leitores,

há ocasiões na nossa vida em que parece que tudo acontece ao mesmo tempo.
Assim foi este sábado, dia 10 de novembro.

Estive na quinta sessão da Comunidade de Leitores “Paixões Literárias partilhadas” com leituras e reflexões sobre o livro “Vozes Anoitecidas” de Mia Couto, pelas 11.00 horas na Biblioteca Municipal de Aveiro. Teve entrada livre.


Organizada pelo Grupo Poético de Aveiro e Câmara Municipal de Aveiro, a atividade foi moderada por Maria Alice Sarabando. Neste encontro de partilha e reflexões, o livro que serviu de ponto de partida foi “Vozes Anoitecidas” da autoria de Mia Couto. A sessão foi aberta a todos os interessados pela temática da literatura que pretendam trocar impressões sobre a referida obra literária.

O Autor – Mia Couto
Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista. É professor, biólogo, escritor. Os seus livros valeram-lhe prémios e distinções prestigiantes, por exemplo, “Terra Sonâmbula” foi considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX e, em 1999, o Prémio Vergílio Ferreira pelo conjunto da sua obra que, entre breve incursão pela poesia (Raiz de Orvalho), crónicas e pequenos contos, e romance, conta com dezenas de títulos.

A obra – “Vozes Anoitecidas”
“Vozes Anoitecidas”, publicado em 1987 em edição da Associação de Escritores Moçambicanos, é uma colectânea de pequenas histórias em que a vida pulsa pelas veias de personagens improváveis, inacreditáveis, fantasmas… contudo palpáveis, de tão reais.

Histórias que são contadas numa língua surpreendente, o nosso Português, em plena tarefa de autocriação: usando as regras básicas que a língua tem para criar palavras novas e usando das “velhas” em contextos inesperados.

 
Na parte da  tarde,  pelas 15.30 horas, no Museu de Aveiro teve lugar a divulgação dos vencedores e entrega dos prémios do Concurso “Aveiro Jovem Criador 2012”, do qual fiz parte do júri do prémio de literatura.




Seguidamente à entrega dos prémios e depois de conhecidos os vencedores, foi inaugurada a exposição dos trabalhos a concurso, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de Aveiro. A mostra estará patente até ao dia 9 de dezembro e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10.00 às 17.00 horas e tem entrada livre.
  
Com os principais objectivos de promover a participação de todos os jovens artistas nas áreas que foram a concurso e o reconhecimento pelo público de novos talentos, o evento organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, recebeu 116 candidaturas oriundas de todo o país. Os vencedores de cada área receberão, cada um, o prémio no valor de 1.000,00 euros.
Na mostra apenas estarão expostos os trabalhos que os jurados de todas as áreas a concurso selecionaram, pelo que serão exibidas 25 pinturas, quatro contos, 15 trabalhos de fotografia e 41 em Arte Digital.
Instituído pelo 13.º ano consecutivo, o “Aveiro Jovem Criador” abrangeu as áreas de Arte Digital, Escrita (conto), Fotografia e Pintura, e destinou-se a jovens artistas com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade.
Em seguida, estive presente no núcleo da AJA Região de Aveiro que promoveu uma sessão de debate/tertúlia – INTERVIR, JÁ! – em torno do documentário de Miguel Marques – Pots, pans and others solutions, com a participação de Paulo Esperança. Foi uma sessão muito participada e só terminou quando tiveram mesmo que fechar a sala...
 

 O dia terminou com um animado jantar com alguns elementos do Grupo Poético de Aveiro e do Aveiroarte, entre outros amigos, no Restaurante Caféína. Houve ainda quem fosse comemorar a noite de São Martinho para o Hotel Moliceiro, com uma bela castanhada. haja energia!!!!!
 

domingo, 11 de novembro de 2012

outubro - um mês pleno de atividades

No dia vinte e seis de outubro estive presente na cerimónia de apresentação da obra vencedora do XXI  Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres. A obra vencedora foi "Viagem através do nosso distanciamento" do poeta Joaquim Manuel Pinto Serra. Neste concurso fui destacada com uma das duas menções honrosas atribuídas.

 
A Junta de Freguesia de Fânzeres, na pessoa da sua Presidente Fernanda Vieira e do representante pelo pelouro da Cultura foram amabilíssimos e uns anfitriões notáveis, pelo que aqui fica expresso o meu mais sincero agradecimento.
O meu muito obrigada também ao júri que selecionou o meu livro de poesia "Paixão em cino atos".
Agradecimentos extensivos à proprietária da fabulosa Casa de Montezelo, Drª Margarida Pamplona, pelo seu charme discreto, bom gosto impecável e cuidado posto na nossa receção.

Por último um agradecimento ao Trio Klo, trio de cordas, que tão bem abrilhantou a noite com música clássica e ligeira, tocada em dois violinos e um vionloncelo.
 
Uma palavra de louvor à organização e à poplulação de Fãnzeres e Gondomar que encheu por completo o Salaão Nobre da Casa de Montezelo e que respondeu com civismo e entusiasmo a uma noite de poesia e música, algo raro nos dias que correm.
 
 
 
No dia vinte e cinco de outubro estive em Aveiro, na reunião de júri para atribuição do prémio na área da literatura do concurso Prémio Jovem Criador 2012. Comigo no júri estiveram Idáli Sá-Chaves, Rosa Maria Oliveira e Maria Alice Sarabando, todas personalidades ligadas ao ensino e à literatura.
Foi atribuído o primeiro prémio a Carolina Pereira Rodrigues com o conto Andorinhas. História cénica de uma memória. Arquivo íntimo. Música (muito) dentro e ainda três menções honrosas: Pedro Paulo Viveiros Câmara com o conto Madrugadas, Marlene Ferraz com o conto A Rapariga do Coração Salgado e Lisandro Mendes Castro com o conto No meu Jardim do Medo. Estes quatro autores e textos foram escolhidos  por maioria de entre um universo de 29 trabalhos a concurso. Não foi uma tarefa fácil e exigiu muitas horas de leitura e algumas de discussão. No entanto, foi bom verificar que ainda existem jovens qu se atrevem a mostar os seus trabalhos e a insistir em manter viva a língua e a literatura portuguesa.
 


Nos dias 20 e 21 de outubro estive presente no encontro Escritos & Escritores, em Avis, a convite da ACA Aviz da qual sou sócia.
O Programa iniciou-se no dia 19 de outubro, sexta feira com a deslocação às escolas dos escritores convidados Joâo Ricardo Pedro e Joana Bértholo e ainda com a tertúlia musical, com a presença de Dinis Cortes. Não pude estar presente nste dia pois testive a trabalhar no meu local de trabalho da profissão primeira, a de professora.
Desloquei-me de Coimbra no dia 20, acompanhada pela escritora Anabela França Pais, da qual fui apresentar o seu romance Não há Inverno sem Lágrimas. É um romance que tem por tema central a infeção por HIV e se situa na cidade de Coimbra. O leitor acompanha a personagem principal no seu percurso pessoal em luta contra o preconceito e a discriminação e em busca da sua estabilidade emocional e afetiva.

Também fui fazer uma nova sessão de apresentação do meu livro de crónicas - Crónicas da vida e da arte. Foi a quinta sessão de apresentação, depois de Coimbra, Condeixa, Aveiro e Oliveira de Azéméis. A apresentar o livro tive o Vice-presidente da Aca, Fernandino Lopes
 

Deste encontro trouxe quatro livros novos para a minha biblioteca: Cesto Vazio de Glória Marreiros (poesia), A Esmeralda do Rei de Paulo Pimentel (romance histórico), O teu Rosto será o Último de João Ricardo Pedro (romance vencedor do Pémio Leya deste ano) e O Mundo dos Vivos de Pedro Mexia (Crónicas). Foi muti bom conhecer escritores novos como o Paulo Pimentel (que escreve divinalmente!) e o João Ricardo Pedro, ao vivo e a cores.
Gostei muito de rever a escritora Glória Marreiros, que já considero uma amiga e que tão gentilmente quis oferecer o seu livro, e de com ela, o marido , a Anabela e o escritor Tito Olívio, poder admirar as estrelas numa noite fantástica na beleza quase indescritível do Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão. Há momentos de felicidade e de plenitude que não necessitam de palavras. Nem sequer as poéticas.
Para rematar, uma menção ao Coral Polifónico de Alter que abrilhantou a noite do dia 20 com a sua música e alegria.
Ao escritor Tito Olívio, um agradecimento público pela oferta , à posteriori e pelo correio do seu livro de poesia, Folhas Novas. Foi um gesto simpático e desprendido: muito obrigada.
Não posso terminar este relato sem agradecer à organização da Aca a hospitalidade imaculada e a simpatia com que sempre me recebe, especialmente nas pessoas do seu presidente, Fernando Máximo e do responsável pela organização deste encontro, Fernandino Lopes. O vosso trabalho é meritório e deveria fazer inveja a muitos organizadores de eventos culturais das chamadas grandes cidades.
 
 
 


No dia treze de outubro moderei a quarta sessão de "Paixões Literárias Partilhadas" da Comunidade de Leitores na Biblioteca Municipal de Aveiro.

 
 
Esta sessão foi sobre o autor colombiano Gabriel García Márquez (um dos meus favoritos) e sobre o seu livro autobiográfico " Viver para contá-la". Falou-se de realismo mágico, de como a vida e a obra se interligam, da imagem que o autor tem/faz de si próprio e da interligação entre o jornalismo e a literatura. Falou-se de paixões e de tudo aquilo que nos faz apaixonar por um autor. Foram duas horas de conversa intensa e partilhada. Deixo aqui o meu agradecimento a todos quantos estiveram presentes e quiseram compartilhar paixões literárias.